O cenário de crise econômica e política no Brasil fez aumentar o número de desempregados e também o número de empresas e comércios que estão “fechando as portas”. Por um outro lado, estão nascendo empreendedores, que estão apostando todas as fichas em um negócio próprio ou em franquias. O brasileiro está procurando alternativas e para potencializar o seu negócio está recorrendo cada vez mais ao auxílio de profissionais de gestão para encontrar o caminho certo. É neste momento que entra a metodologia do coaching.

master coach trainer, Talia Jaoui, da Prime Talent Brasil e autora dos livros “Quando! Quando… Quando?” e “A Revolução do Coaching”, esclarece que o coach é o profissional que aplica a metodologia coaching, “que derivou de várias outras metodologias e apareceu há cerca de 40 anos, pelas mãos do tenista Timothy Gallwey. . Algumas pessoas ainda confundem a palavra “coach” – profissional que aplica – com a palavra “coaching” – metodologia que é aplicada”.

A especialista explica que o trabalho do coach é o de provocar pensamentos novos no cliente, sem aconselhar nem induzir. “O coach parte da premissa de que as respostas já estão lá e então desafia o empresário, empreendedor, líder para novas opções e escolhas. Exploro muito estes desafios no meu último livro, lançando recentemente chamado “A Revolução do Coaching”. O método não é uma palestra motivacional, existe muitos profissionais que se intitulam como coach, mas não tem a chancela e a formação para atuar”.

Segundo Talia Jaoui, o trabalho do metódo coaching acaba fornecendo um “norte” para os empreendedores. “Quem busca o coaching é porque tem a vontade ou necessidade de crescer. O coaching tem o papel de estimular o potencial da empresa, do negócio ou do profissional. Quando você é estimulado e desafiado a pensar no que você nunca pensou, para fazer o que nunca fez, provavelmente chegará onde nunca chegou. Sem dúvida serve para melhorar a perfomance, os resultados”, alerta.

Os principais cuidados ao escolher o coaching e iniciar o trabalho nos negócios são, segundo a master coach trainer: pedir suas certificações; conversar com alguns de seus clientes; entender se o profissional é mesmo um coach ou alguém que apenas utiliza a palavra. A empresa também precisa saber o que quer com o processo. Às vezes precisam de uma mentoria ou treinamento e acabam confundindo com o processo de coaching.

Sete passos fundamentais que você precisa saber sobre o coaching.

  1. Coaching é uma metodologia que não aconselha e não induz

  2. Coaching não é terapia, mentoria, aconselhamento ou consultoria.

  3. Ainda existe muita confusão no mercado. Procurar informações é a melhor saída. É necessário muito estudo e treinamento para tornar-se expert em coaching

  4. Um coach jamais te diz o que fazer; um coach não te dá feedback

  5. Coaching não é palestra motivacional

  6. Não existe coaching de “emagrecimento, financeiro, sexual” e etc.
  7. Coaching se baseia no fato que o cliente é especialista nele mesmo

Fonte: Libris

 

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