Últimas notícias
Como requerer a aposentadoria com ajuda do planejamento previdenciário? Especialista explica Evento 100% digital “Crédito alimentar e flexibilidade procedimental em tempos pandêmicos e pós-pandêmicos” Demissão por WhatsApp é válida, mas pode gerar briga judicial entre patrão e empregado Inflação descontrolada no Brasil: um descompasso ao crescimento de 2021 Anatel certifica tecnologia nacional para bloquear sinal 5G nos presídios Eutanásia: a importância de discutir a morte com dignidade Pandemia eleva pedidos de testamento e inventário Marco regulatório da improbidade administrativa será dissecado no WFaria News, de quinta, 22/7, 9h30 Como requerer a aposentadoria com ajuda do planejamento previdenciário? Especialista explica Evento 100% digital “Crédito alimentar e flexibilidade procedimental em tempos pandêmicos e pós-pandêmicos” Demissão por WhatsApp é válida, mas pode gerar briga judicial entre patrão e empregado Inflação descontrolada no Brasil: um descompasso ao crescimento de 2021 Anatel certifica tecnologia nacional para bloquear sinal 5G nos presídios Eutanásia: a importância de discutir a morte com dignidade Pandemia eleva pedidos de testamento e inventário Marco regulatório da improbidade administrativa será dissecado no WFaria News, de quinta, 22/7, 9h30
Civil

Pesquisa de taxa de juros do Procon-SP

Levantamento constata que, em agosto as taxas apresentaram leve alta Pesquisa de taxa de juros realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do @proconsp, constatou que, em agosto, a taxa…

Levantamento constata que, em agosto as taxas apresentaram leve alta Pesquisa de taxa de juros realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do @proconsp, constatou que, em agosto, a taxa média do empréstimo pessoal apresentou alta 0,05 p.p. e o cheque especial, 0,01 p.p. em relação ao mês anterior. O levantamento, realizado em 6 de agosto, envolve os seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander. No Empréstimo Pessoal A taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,08% a.m., acréscimo de 0,05 p.p em relação à taxa média referente ao mês anterior, que foi de 6,03%, representando uma variação positiva de 0,83%.

A única instituição que alterou sua taxa foi o Banco do Brasil de 5,43% para 5,73%, o que significa acréscimo de 0,30 p.p., variação positiva de 5,52%. No Cheque Especial taxa média dos bancos pesquisados foi de 7,91% a.m., acréscimo de 0,01 p.p em relação à taxa média referente ao mês anterior, que foi de 7,90%, representando uma variação positiva de 0,13%. A única alteração constatada foi no banco Itaú, que mudou sua taxa 7,69% para 7,74%, o que significa acréscimo de 0,05 p.p, representando uma variação positiva de 0,65%.

Importante ressaltar que, o Banco Central do Brasil, por meio da Resolução nº 4.765, de 27 de novembro de 2019, limitou a cobrança da taxa de juros do cheque especial para pessoa física em 8% (oito por cento) ao mês. A Resolução passou a vigorar em 06 de janeiro de 2020. A partir de 06/08/20 a taxa Selic passou para 2% ao ano, menor patamar desde junho de 1999, quando o Brasil adotou o regime de metas para a inflação.

Foi a nona redução consecutiva do Comitê de Política Econômica - COPOM. Mesmo com as consecutivas reduções da taxa Selic, os especialistas do Procon-SP alertam para que o consumidor fique atento e contraia empréstimos apenas se for de extrema necessidade. Apesar de a resolução ter limitado o juro do cheque especial, ele ainda é um dos mais altos.

A pesquisa realizada pela fundação em agosto constatou uma taxa média equivalente ao ano próxima de 150%.Veja aqui a pesquisa completa Fonte: Procon-SP

Publicado em 18 de agosto de 2020
Siga no Instagram