Últimas notícias
Como requerer a aposentadoria com ajuda do planejamento previdenciário? Especialista explica Evento 100% digital “Crédito alimentar e flexibilidade procedimental em tempos pandêmicos e pós-pandêmicos” Demissão por WhatsApp é válida, mas pode gerar briga judicial entre patrão e empregado Inflação descontrolada no Brasil: um descompasso ao crescimento de 2021 Anatel certifica tecnologia nacional para bloquear sinal 5G nos presídios Eutanásia: a importância de discutir a morte com dignidade Pandemia eleva pedidos de testamento e inventário Marco regulatório da improbidade administrativa será dissecado no WFaria News, de quinta, 22/7, 9h30 Como requerer a aposentadoria com ajuda do planejamento previdenciário? Especialista explica Evento 100% digital “Crédito alimentar e flexibilidade procedimental em tempos pandêmicos e pós-pandêmicos” Demissão por WhatsApp é válida, mas pode gerar briga judicial entre patrão e empregado Inflação descontrolada no Brasil: um descompasso ao crescimento de 2021 Anatel certifica tecnologia nacional para bloquear sinal 5G nos presídios Eutanásia: a importância de discutir a morte com dignidade Pandemia eleva pedidos de testamento e inventário Marco regulatório da improbidade administrativa será dissecado no WFaria News, de quinta, 22/7, 9h30
Tecnologia

Privacidade: WhatsApp volta a ameaçar seus usuários

Vivaldo José Breternitz Muito criticado após anunciar sua nova política de privacidade, inclusive tendo adiado sua implementação em função delas, o WhatsApp passou as últimas semanas sem tocar no assunto.

Vivaldo José Breternitz Muito criticado após anunciar sua nova política de privacidade, inclusive tendo adiado sua implementação em função delas, o WhatsApp passou as últimas semanas sem tocar no assunto. Agora, a empresa volta ao tema, revelando o que vai acontecer aos usuários que não aceitarem as novas regras até 15 de maio: suas contas a princípio não serão excluídas, mas eles não poderão usar todas as funcionalidades do aplicativo. Além disso, os usuários que não aceitarem os termos até 15 de maio serão considerados inativos e, após 120 dias terão suas contas excluídas.

O conteúdo armazenado localmente no dispositivo do usuário antes da exclusão permanecerá até que o aplicativo seja removido do dispositivo. Segundo o WhatsApp, em um primeiro momento a nova política de privacidade não afeta os usuários que usam a ferramenta apenas para trocar mensagens de caráter pessoal, elas impactarão apenas as empresas que usam o aplicativo em seus negócios. O WhatsApp também tenta tranquilizar os usuários dizendo que não tem planos de compartilhar dados pessoais com seu controlador, o Facebook, embora seja difícil crer nessa afirmação.

Pesquisa recente detectou que 62% dos usuários brasileiros não pretendem deixar o WhatsApp, enquanto 40% acham que a nova política não muda muito sobre o que já é coletado em termos de dados pessoais; 26% acreditam que as novas condições são desrespeitosas e invasivas. Entre os que pretendem deixar o WhatsApp, 65% migrariam para o Telegram e 26% para o Signal. A ver se os fatos confirmarão os resultados da pesquisa.

Esse episódio confirma o velho ditado: "não existe almoço grátis". Se um serviço ou aplicativo afirma ser gratuito, não se esqueça de que você provavelmente está pagando por ele cedendo seus dados. Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras. Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil.

Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.

Publicado em 24 de fevereiro de 2021
Siga no Instagram