Prova de Vida digital: idosos ficam mais vulneráveis a golpes
Pensionistas da Previdência costumam ser alvo de golpes constantes e, na realidade, em um mundo cada vez mais conectado, o público da terceira idade fica vulnerável a riscos.
A advogada previdenciária Isabela Brisola, do escritório Brisola Advocacia, acredita que a LGPD trouxe uma maior proteção aos aposentados, público que recebe uma série de contatos de instituições para ofertar empréstimos consignados. Mas como é que essas instituições conseguem o contato do aposentado?
“A venda de dados dos pensionistas é uma realidade com a qual nos deparamos há anos e, com a LGPD, espera-se que haja um freio nesses abusos. Aplicativos que tenham responsabilidade com as informações coletadas são essenciais para que o direito das pessoas não seja infringido”, explica a advogada.
Além do incômodo de receber inúmeras ligações telefônicas, os idosos, por não terem tanta afinidade com a tecnologia, tendem a ficar mais expostos a riscos quando o aplicativo não for confiável.
“Recomendamos que os aposentados tomem muito cuidado na hora de optar por uma instituição previdenciária. Estar atento a detalhes como as ferramentas utilizadas pela fundação a que se adere é uma medida para sua própria segurança”, ressalta.
Para mais informações acesse aqui