Deyvid Bacelar, coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), sobre resultados da Petrobrás no terceiro trimestre/23
O coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, comentou os resultados da Petrobras no terceiro trimestre de 2023, quando apresentou um lucro líquido de R$ 26 bilhões.
“O aumento do fator de utilização das refinarias da Petrobrás, que atingiu em média 96% no 3T23, maior nível trimestral em nove anos, foi fator estratégico para o resultado positivo apurado pela empresa que, nos últimos dois anos, viu encolher seu parque de refino com a venda da RLAM, na Bahia, e da REMAN, no Amazonas, principalmente. Esse esforço operacional resultou no aumento da produção de derivados e permitiu incremento no volume de vendas domésticas da estatal.
Esses resultados confirmam a necessidade de a Petrobrás ampliar sua produção de derivados, com novos investimentos para aumento da capacidade instalada de refino das refinarias existentes, processamento de combustíveis verdes e reestatização das refinarias privatizadas”.
O resultado foi uma queda de 42% em relação ao mesmo período do ano passado. Porém, ficou acima da expectativa reunida pela Bloomberg, que esperava lucro de R$ 25 bilhões. Conforme a Petrobras, os vilões do trimestre foram a queda do dólar e maiores despesas operacionais.