Canal de Denúncias: “Por que devo correr o risco de denunciar?”

A empresa que você trabalha se esforça para criar uma atmosfera em que os funcionários se sintam à vontade para levantar, discutir e relatar questões sobre desvios de conduta e legalidade?

É verdade que dentro de uma organização, quando as preocupações são discutidas abertamente, é possível alcançar a correção de problemas, antes que eles se transformem em grandes problemas.

Percebendo a importância da comunicação, muitas empresas passaram a investir massivamente em Canais de Denúncias terceirizados, para garantir de forma sigilosa e confidencial o recebimento de relatos com informações trazidas por seus colaboradores. Entretanto, apesar das melhores intenções, também entenderam que se não oferecessem neste formato, seus funcionários não enxergariam nada, além de um problema denunciar um colega de trabalho (e ter a possibilidade de serem descobertos).

Isto porque, as pessoas têm seu próprio conjunto de crenças sobre o que acontecerá se relatarem uma desconfiança ou algo que tenham conhecimento. Muitos imaginam inclusive, que reportar algo não mudará nada, e esta é a razão número um pela qual as pessoas não relatam suas preocupações.

Outro argumento que compromete o relato de um denunciante e precisa ser rompido pelas organizações é o paradigma do “Não vou denunciar meu colega de trabalho porque não sou dedo-duro”.

Muitos empregados já viram ou ouviram falar de pessoas que foram rebaixadas, assediadas ou até mesmo demitidas depois de relatarem “más notícias” à gerência ou direção. Alguns, acham que encobrir erros ou irregularidades faz parte de ser amigo, quando na realidade, trata -se de uma lealdade equivocada.

Simplificando, os funcionários não relatam problemas porque suas experiências os ensinaram a não se envolverem. Mas definitivamente, com a chegada dos Programas de Compliance nas organizações, as coisas começaram a mudar!

Manter a porta aberta para uma comunicação honesta promove a confiança e melhora os relacionamentos. Todos nós precisamos tomar medidas para garantir que nosso local de trabalho tenha realmente uma porta aberta que acolha esse tipo de comunicação, e o Canal para isto, é o de Denúncias!

** Thalita Ribeiro. CEO e sócia da Compliance Control www.compliancecontrol.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *