Equipes da entidade vão acompanhar de perto as votações em três capitais e a totalização dos votos em Brasília Neste domingo (29), data do segundo turno das Eleições Municipais de 2020, a organização Transparência Eleitoral Brasil estará acompanhando a realização de votação e de apuração de votos em três capitais - Fortaleza, João Pessoa e Belém. Os observadores também acompanharão a totalização dos votos em Brasília, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Este ano, foi a primeira missão de observação eleitoral nacional do Brasil.
A missão é liderada pela Coordenadora Geral da Transparência Eleitoral Brasil, Ana Claudia Santano, e foi credenciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e reconhecida pela Organização dos Estados Americanos (OEA). No primeiro turno, a observação ocorreu em cinco capitais. Além de Fortaleza, João Pessoa e Belém, houve a presença dos observadores em Curitiba e Belo Horizonte.
Estão sendo observados, entre outros pontos, a rotina do dia de votação, os procedimentos adotados para a emissão do voto e a atuação da Justiça Eleitoral nas diferentes regiões do país. Ao todo são 47 observadores voluntários sem nenhum vínculo com partidos ou com a administração pública que foram selecionados por edital e passaram por uma capacitação para a tarefa. O grupo atuará com isenção e independência, de acordo com as normas internacionais de observação eleitoral.
"É um momento muito importante para entendermos a dinâmica das eleições no país", afirma, Ana Claudia Santano. O relatório parcial sobre a observação deve ser divulgado na semana seguinte ao final do pleito e o relatório final com todas as observações e conclusões, bem como os formulários usados para a avaliação ficarão disponível ao público no ano que vem. Sobre a Transparência Eleitoral Brasil A Transparência Eleitoral Brasil é uma organização sem fins lucrativos que tem como princípio fundamental o desenvolvimento da democracia e de práticas democráticas nas instituições e na sociedade civil.
A organização Transparência Eleitoral Brasil se une aos esforços de outros países latino-americanos em projetos que visem o fortalecimento democrático, o despertar desses valores, bem como a solidificação de um sentimento em torno da democracia.