O avanço e a importância da controladoria jurídica nos escritórios de advocacia
Por Ana Carolina Cordeiro Pelegrinelli, da TMB Advogados
Quando se fala em escritório de advocacia, não são poucas pessoas que, automaticamente, pensam em conjunto de pessoas elaborando peças processuais e comparecendo em audiências. Ocorre que, em que pese o cenário acima descrito fazer parte da realidade do advogado, fato é que muitos escritórios modernos, especialmente os de médio e grande porte, apesar de serem sociedades de profissionais, contam com uma estrutura dotada de setores que fornecem serviços de análise, gestão, finanças, entre outros, voltados à melhoria da própria organização profissional.
Nesse cenário, especialmente nas últimas duas décadas, os escritórios de advocacia com maior destaque no mercado jurídico, visando aprimorar os processos de gestão, controle e organização, vêm buscando implementar a chamada controladoria jurídica.
Referido setor, composto de profissionais especializados, atua no suporte do escritório como um todo, através da execução de atividades como a gestão de resultados dos serviços prestados, gestão de um software jurídico, análise de dados e resultados, dentre outras que pretendem administrar os resultados e qualidade dos serviços prestados.
Nesse sentido, e também através do fornecimento de dados, a controladoria jurídica pode auxiliar a liderança na tomada de melhores decisões, na medida em que fornece, através de software jurídico, as estatísticas e os resultados das demandas conduzidas no escritório, permitindo ao profissional analisar a carteira de serviços como um todo.
Ademais, a depender da estratégia de cada escritório, é possível implementar no referido setor a atividade chamada de Jurimetria, que consiste na análise de estatística e resultados das decisões judiciais de todos os estados do nosso país, auxiliando o advogado na condução do processo.
Esclarecendo melhor, vamos citar um exemplo: imagine que por meio de um software jurídico seja possível captar dados referentes a decisões de determinados juízes de uma comarca acerca de determinado tema. A análise dos dados fornecidos por essa tecnologia auxiliará o profissional de direito a elaborar um parecer mais preciso acerca da probabilidade de êxito dos processos que eventualmente sejam distribuídos naquela comarca, bem como dará um norte mais preciso sobre a posição legal, doutrinária e jurisprudencial dos magistrados em questão.
Assim, o que se nota é que a controladoria jurídica agrega maior qualidade nos serviços prestados, segurança, organização e agilidade à gestão dos processos, elevando os escritórios que a implementam a um patamar de destaque no mercado jurídico.
A TMB Advogados, atenta às novidades do mercado e visando a manutenção da alta qualidade da prestação de seus serviços, conta com um setor de controladoria jurídica.