Como funciona a Inteligência Artificial na cobrança digital
A Inteligência Artificial (IA) está se tornando uma ferramenta cada vez mais valiosa em diversos setores, incluindo o de serviços de cobrança. A IA pode ser usada para ajudar empresas a aumentar a eficiência de suas operações de cobrança, melhorar a experiência do cliente e reduzir a inadimplência.
Uma das maneiras mais eficazes de usar a IA nos serviços de cobrança a devedores é por meio da análise de dados. A IA pode ajudar a identificar padrões e tendências nos dados de clientes, o que pode ser usado para desenvolver estratégias de cobrança mais eficazes.
“A gente tem que observar como executar ações, se comportar e agir, decidir baseado naquilo que a gente tem conhecimento prévio”, diz Fabio Araújo, líder de implantação da MFM, que trabalha em parceria com o cientista de dados Tuby Oliveira. “Na cobrança, os clientes devedores se comunicam conosco. Essas pessoas chegam até o nosso portal, elas interagem. Mas, parte disso se perde por causa do volume de mensagens. A IA entra exatamente nesse momento.”
A IA intercede justamente para não perder o que tem de mais precioso nesse momento: o cliente que está disposto a pagar sua dívida. “É como achar um veio de ouro numa montanha, porque quando a gente está cobrando alguém, estamos disputando com todo mundo que está cobrando esse mesmo cara, com o dinheirinho que ele tem na carteira para pagar a dívida”, diz Fábio. “Esse cidadão precisa ser atendido muito rapidamente, muito assertivamente. A IA vai analisar o texto, identificar que a pessoa quer um boleto para pagar a dívida dela. Existem alguns algoritmos específicos para esse tipo de trabalho, que basicamente traduzem os textos em números. Ela identifica padrões de forma automatizada em grupos. É como se eu desse uma lista de torcedores de futebol e, de repente, pela cor da camisa, ele divide em três grupos: um é de corintianos, outro de palmeirense e outro de são-paulinos. Depois de treinar a IA, alcançamos um índice de acerto de 93%.”
A intervenção da Inteligência Artificial também se faz presente para lembrar a data de pagamento de um boleto. “A pessoa entrou no Negocia Fácil da MFM, por exemplo, se sente seguro para pagar, faz o boleto para determinada data. A IA entra em ação para mandar um e-mail lembrando desse pagamento. E se o cliente mandar uma mensagem, precisa ser respondido imediatamente ― a IA identifica essa necessidade no meio de um lote de 700 e-mails que chegam em um dia para nós”, explica Fábio.
A IA também pode intervir através de chatbots, que são programas de computador que podem realizar conversas com os clientes por meio de mensagens de texto ou até de voz. Esses programas podem ser treinados para lidar com várias solicitações e perguntas de clientes, incluindo questões relacionadas a cobranças.
O reconhecimento de voz é outra tecnologia de IA que pode ser usada nos serviços de cobrança a devedores. Ele permite que os clientes realizem pagamentos por meio de um sistema automatizado de voz.
Além de todas essas formas, a IA também pode atuar com uma modelagem preditiva, que é uma técnica de análise de dados que pode ser usada para prever o comportamento futuro dos clientes. A IA pode ser usada para desenvolver modelos preditivos que identifiquem quais clientes são mais propensos a pagar suas dívidas e quais são mais propensos a entrar em inadimplência.
A IA pode ser uma ferramenta valiosa para empresas de serviços de cobrança a devedores. Ela pode ser usada para analisar dados, desenvolver modelos preditivos, identificar clientes mais propensos a pagar e reduzir o tempo gasto em clientes que são menos propensos a pagar.