Procon-SP notifica empresas de aplicativos de transporte da Capital

Órgão de defesa quer que os apps de transporte expliquem se houve alguma variação atípica na aplicação da tabela dinâmica em função de evento extraordinário, como a paralisação de algumas linhas de metrô na Capital na quinta-feira (23)

São Paulo, 24 de março de 2023 – O Procon-SP notificou as empresas de aplicativo de transporte Uber do Brasil e 99 Tecnologia, que atuam na cidade de São Paulo, pedindo esclarecimentos sobre uma possível alteração atípica da política de cobrança pelos seus serviços, no caso específico como da quinta-feira, dia 23 em razão da greve que paralisou algumas linhas de metrô na Capital, impactando as opções de deslocamento do consumidor.
 

A iniciativa do órgão de defesa do consumidor paulista se deve à elevada quantidade de reclamações relatadas por diversos órgão de imprensa e pela intensa quantidade de manifestações de consumidores sobre o mesmo assunto em redes sociais. “O objetivo do Procon-SP é entender se houve alguma alteração nos critérios de formação da chamada tarifa dinâmica, especificamente em função da greve, e que possa ter alterado a fórmula adotada normalmente pelas empresas; ou seja, uma regra de cálculo diferente daquela utilizada em dias normais e que já é de conhecimento dos clientes”, explica Rodrigo Tritapepe, diretor de Atendimento e Orientação do Procon-SP.
  As empresas notificadas devem informar quais os parâmetros utilizados para aplicação do preço dinâmico na quinta-feira (23); se foram calculados sob os mesmos critérios adotados em dias em que há congestionamentos “normais”, sem uma causa atípica, como a greve. O Procon-SP também quer saber se o consumidor é informado da aplicação de uma eventual precificação diferenciada e como essa informação é repassada para ele.

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